Para começar a abordar o tema RECUPERAÇÃO APÓS DESASTRES, nosso time de curadores separou 10 itens básicos que os interessados no tema deveriam conhecer. Confira a lista a seguir e deixe sua opinião logo ao final.
Lista elaborada por: Prof. Leandro Torres Di Gregorio, UFRJ
- Social Capital: A Missing Link to Disaster Recovery.
Disponível no link: http://ijmed.org/articles/235/download/
Este artigo analisa o papel do capital social na reabilitação pós desastre, sendo função da confiança, normas sociais, participação e articulação da comunidade. - PROPOSTA DE FERRAMENTAS PARA GESTÃO DA RECUPERAÇÃO HABITACIONAL PÓS-DESASTRE NO BRASIL COM FOCO NA POPULAÇÃO ATINGIDA.
Disponível no link: https://www.pcon-desastres.poli.ufrj.br/archive/2013_Di_Gregorio.pdf
O principal objetivo desta tese de doutorado é apresentar as opções de recuperação habitacional pós-desastre, os critérios de escolha e formas de integrá-la com a recuperação dos meios de subsistência, com foco nas populações atingidas.
São abordados também os processos de abrigamento emergencial, abrigamento provisório, habitação temporária e habitação permanente, e como essas atividades são integradas com todas as fases da gestão de riscos, tendo como estudo de caso a recuperação do desastre da Região Serrana do Rio de Janeiro, em 2011. - Reconstrução pós-desastres de habitação.
Disponível no link: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/3909/3/DM_NunaCastro.pdf
Esta dissertação de mestrado tem como objetivo investigar e analisar a problemática da reconstrução de habitação pós-desastre, abordando um modelo de atuação específico — a reconstrução centrada nas pessoas — à luz do conceito de sustentabilidade. - Reabilitação física e recuperação da saúde no contexto dos desastres naturais: estudo de caso em Nova Friburgo.
Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/24104/2/mauren_lopes.pdf
Esta tese de doutorado investigou o processo de reabilitação física (recuperação da saúde) nas situações de desastres naturais. Para isso, foi realizado um estudo de caso de caráter misto em um dos municípios mais atingidos, Nova Friburgo. Foram apontadas recomendações para o setor de reabilitação após desastres: enfatizar o atendimento humanizado; realizar busca ativa de vítimas com necessidades de reabilitação e reorganizar a assistência de reabilitação, revendo a agenda de prioridades e encaminhando os casos de baixa complexidade para os serviços de atenção básica. - A ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E AS INTERVENÇÕES GERADAS EM CONTEXTOS DE DESASTRE: A EXPERIÊNCIA DE PROFISSIONAIS EM TERESÓPOLIS.
Disponível no link: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/13792/1/ve_L%C3%BAcia_Rios_ENSP_2015
Esta dissertação de mestrado aborda os impactos psicossociais dos desastres. Buscou identificar as instituições, suas normas e ações que sustentaram o suporte psicológico aos afetados na cidade de Teresópolis por pelo menos um ano após a tragédia, na perspectiva de contribuir para a atenção psicossocial. - GUIDE TO DEVELOPING DISASTER RECOVERY FRAMEWORKS Sendai Conference Version.
Disponível no link: https://www.gfdrr.org/sites/default/files/publication/DRF-Guide.pdf
Este guia do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP) fornece informação essencial para auxiliar tomadores de decisão e outros atores na formulação de uma estrutura para recuperação pós desastre no médio e longo prazos, baseada no Marco de Sendai. - Review of Post Disaster Recovery Needs Assessment and Methodologies.
Disponível no link: https://www.preventionweb.net/files/61901_postdistasterrecoveryneedsassessmen.pdf
Este trabalho aborda a metodologia PDNA, que trada da análise de necessidades para a recuperação pós-desastre, tendo como base experiências da Ásia e América Latina. - Learning from Disaster Recovery: Guidance for Decision Makers.
Disponível no link: https://www.preventionweb.net/files/3619_LearningFromDisasterRecovery.pdf
Esta obra da Plataforma Internacional de Recuperação (International Recovery Platform) aborda dicas para os tomadores de decisão baseadas em lições aprendidas da experiência de desastres anteriores. - Disaster Recovery Guidance Series. Education Sector Recovery.
Disponível no link: https://www.recoveryplatform.org/assets/publication/Publication2019/Disaster%20recovery%20guidance%20series%20education%20sector%20recovery_2018.pdf
Esta obra financiada pelo Banco Mundial e pela GFDRR trata da recuperação pós-desastre do Setor de Educação. - Disaster Recovery Guidance Series. Transport Sector Recovery: Opportunities to Build Resilience.
Disponível no link: https://www.recoveryplatform.org/assets/publication/GFDRR/GFDRR_IRP_Transport%20Sector%20Recovery.pdf
Esta publicação da Plataforma Internacional de Recuperação (International Recovery Platform) visa orientar gestores públicos em questões da recuperação pós-desastre do setor de transportes.
Gostou, quer sugerir novos temas? Deixe suas impressões aqui.