PRÁTICA DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE CONTINGÊNCIA – UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA GESTÃO DO RISCO DE DESASTRES
Título da Ação: PRÁTICA DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE CONTINGÊNCIA – UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA GESTÃO DO RISCO DE DESASTRES
Público alvo: O público alvo é composto por estudantes e profissionais interessados na gestão e redução do risco de desastres, voluntários e agentes de Proteção e Defesa Civil da administração pública, bem como membros de comunidades afetadas por desastres associados a deslizamentos de terra.
Breve descrição:
Após o desastre da região serrana do Rio de Janeiro foi promulgada a Lei Federal 12.608/12, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC. De acordo com esta Lei, é dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios adotar as medidas necessárias à redução dos riscos de desastre (RRD). As medidas previstas podem ser adotadas com a colaboração de entidades públicas ou privadas e da sociedade em geral. A PNPDEC prevê que a proteção e defesa civil seja realizada com base em ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, num processo contínuo, integrado, permanente e interdependente, configurando uma gestão integrada (BRASIL, 2017). A PNPDEC atribui a responsabilidade pela execução do Plano de Contingência – PLANCON aos Municípios. Sendo contingência, para um dado cenário de análise, a situação de incerteza quanto a um determinado evento, fenômeno ou acidente, que pode se concretizar ou não, durante um período de tempo determinado. O PLANCON, de acordo com o BRASIL (2017) permite o planejamento da fase de resposta e, assim, deve ser elaborado na normalidade, quando são definidos os procedimentos, ações e decisões que devem ser tomadas por ocasião da ocorrência do desastre. Na etapa de resposta tem-se, de fato, a operacionalização do PLANCON, quando todo o planejamento é ajustado à situação real do desastre.
Em alinhamento à lei federal e com objetivo de consolidar conteúdos associados à Gestão do Risco de Desastres é proposta a oficina designada “PRÁTICA DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE CONTINGÊNCIA – UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA GESTÃO DO RISCO DE DESASTRES”. A oficina foi organizada por membros do PROJETO MOLIPDEC nas seguintes etapas: (a) Exposição dos conceitos principais para elaboração de um plano de contingência – PLANCON; (b) Atividade prática- Elaboração de PLANCON para um cenário fictício, (c) Apresentação dos materiais elaborados coletivamente e (d) Avaliação final.
Data de início da ação: 18/10/2018
Data de fim da ação: 18/10/2018
Endereço do local de realização: Av. Athos da Silveira Ramos, 149 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Nº de vagas: 30
Carga horária: 3
Evento restrito a convidados? Não
Idioma Português
A ação é gratuita? Sim
Informações para a inscrição/acesso/pré-requisitos: Informações complementares (informações para a inscrição/acesso/pré-requisitos, etc…)
Semana nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2018
Ciência para a Redução das Desigualdades
Oficina realizada na UFRJ
Modalidade de participação: Sessão integrada ensino/pesquisa/extensão
Centro: Centro de Tecnologia
http://snct.pr5.ufrj.br/index.php/programacao/campus-fundao?start=6
https://siac.ufrj.br/index.php/programacao2017-2
Responsáveis: Alessandra Conde de Freitas
Equipe/organização: Equipe de extensionistas do PROJETO MOLIPDEC e profissionais de Proteção e Defesa Civil da SUBPDEC e COR do município do Rio de Janeiro
Instituições envolvidas: UFRJ, SUBPDEC e COR
Website da ação: http://snct.pr5.ufrj.br/index.php/programacao/campus-fundao?start=6
—————————————————————-
INFORMAÇÕES DE CONTATO
Telefone(s):
Email alessandracfreitas@poli.ufrj.br
—————————————————————-
ÁRVORE DO CONHECIMENTO:
TIPO DE DESASTRES:
Interesse: [684]
Atuação: Movimentos de massa (deslizamentos/ corridas/ outros)
IDENTIFICADORES GERAIS:
Interesse: [688]
Atuação: Gestão de riscos
IDENTIFICADORES ESPECÍFICOS:
Interesse: [693]
Atuação: Plano de contingência
—————————————————————-