Elaboração de ferramenta de comunicação do Projeto MOLIPDEC – Modelo de Levantamento de Informações dos Órgãos Municipais de Proteção e Defesa Civil, instrumento auxiliar na gestão do risco de desastres
Título da Ação: Elaboração de ferramenta de comunicação do Projeto MOLIPDEC – Modelo de Levantamento de Informações dos Órgãos Municipais de Proteção e Defesa Civil, instrumento auxiliar na gestão do risco de desastres
Público alvo:
Breve descrição:
Entre 2005 e 2015, mais de 1,5 bilhão de pessoas foram afetadas por desastres, sendo que mais de 700 mil perderam a vida, mais de 1,4 milhão ficaram feridas e cerca de 23 milhões desabrigadas (UNISDR, 2015). A perda econômica foi superior a US$ 1,3 trilhão. No Brasil, após o desastre da região serrana do Rio de Janeiro, foi promulgada a Lei Federal 12.608/12, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC. De acordo com esta Lei é dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios adotar as medidas necessárias à redução dos riscos de desastre (RRD). Os órgãos municipais de proteção e defesa civil desempenham papel importante nas etapas de gestão do risco de desastres (prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação) possibilitando a redução de perdas materiais e humanas.
CNM (2016), com base em dados do IBGE (2013), observou que 49,5% dos Municípios brasileiros não possuem órgão de proteção e defesa civil, indicando a urgência de ações específicas para reverter esse cenário.
Nota-se, também, a necessidade de ações que promovam maior integração entre poder público, sociedade e academia para a redução dos desastres no âmbito nacional, considerando o cenário de sua ocorrência (local) e o destaque que o tema tem tido internacionalmente.
Nesse contexto surge o projeto MOLIPDEC (Modelo de Levantamento de Informações dos Órgãos Municipais de Proteção e Defesa Civil), cujo objetivo é proporcionar o melhor entendimento das condições existentes nestes órgãos municipais a partir do modelo proposto, possibilitando melhor compreensão das demandas e dificuldades enfrentadas por eles, as quais, por sua vez, representam, também, necessidades da população afetada por eventos danosos.
O projeto se dá a partir das atividades colaborativas do Grupo de Trabalho para Redução do Risco de Desastres da UFRJ (GT-RRD-UFRJ), alunos e ex-alunos da instituição em parceria com profissionais da Subsecretaria de proteção e Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro (SUBPDEC) e do Centro de Operações do Rio (COR). Sua implantação no município do Rio de Janeiro vem sendo realizada de modo que possibilite aprimoramento do modelo proposto inicialmente.
As atividades do projeto são baseadas na integração entre diversas áreas que compõem a gestão de risco de desastres: engenharia, sociologia, pedagogia, proteção e defesa civil, enfermagem, psicologia e, entre outras, as áreas de informática e comunicação. Dada a amplitude e significância do projeto é importante o diálogo com a sociedade e a divulgação das atividades realizadas. Assim, uma de suas áreas de atuação trata da elaboração de ferramentas de comunicação. A elaboração destas ferramentas possibilita a conexão entre os conhecimentos adquiridos na graduação (geomecânica, informática, design e marketing) para a elaboração de mídias digitais para difusão de conteúdos do projeto que possibilitem a redução do risco de desastres.
Data de início da ação: 17/10/2018
Data de fim da ação:
Endereço do local de realização: UFRJ – Rua Hélio de Almeida – Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Nº de vagas:
Carga horária:
Evento restrito a convidados? Não se aplica
Idioma Português
A ação é gratuita? Sim
Informações para a inscrição/acesso/pré-requisitos: Informações complementares (informações para a inscrição/acesso/pré-requisitos, etc…)
Responsáveis: Alessandra Conde de Freitas
Equipe/organização: Gleyce de Souza Baptista
Instituições envolvidas:
Website da ação:
—————————————————————-
INFORMAÇÕES DE CONTATO
Telefone(s):
Email gleycesouza@poli.ufrj.br
—————————————————————-
ÁRVORE DO CONHECIMENTO:
TIPO DE DESASTRES:
Interesse: [684]
Atuação:
IDENTIFICADORES GERAIS:
Interesse: [688]
Atuação:
IDENTIFICADORES ESPECÍFICOS:
Interesse: [693]
Atuação:
—————————————————————-