Diagnóstico da Capacidade Operacional de Proteção e Defesa Civil do Município de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, voltado à redução do risco de desastres – Primeiros resultados do MOLIPDEC.
Título da Ação: Diagnóstico da Capacidade Operacional de Proteção e Defesa Civil do Município de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, voltado à redução do risco de desastres – Primeiros resultados do MOLIPDEC.
Público alvo: Estudantes e Profissionais da área
Breve descrição:
Entre os dias 11 e 12 de janeiro de 2011, chuvas registradas na região serrana atingiram 100 mm/dia a 150 mm/dia, provocando movimentos de massa catastróficos no município de Petrópolis, região montanhosa do estado do Rio de Janeiro. Os desastres associados a deslizamentos de terra ocorridos na Região Serrana causaram mais de 1.500 mortes e um grande rastro de destruição. No Brasil, após o referido desastre, foi promulgada a Lei Federal 12.608/12, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC. A Lei Nº 12.608, DE 10 DE ABRIL DE 2012 dispõe, também, sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC, sobre o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil – CONPDEC e autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres (Art. 1º). De acordo com o Artigo 2º, que trata das disposições gerais, é dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios adotar as medidas necessárias à redução dos riscos de desastre (RRD). As medidas previstas podem ser adotadas com a colaboração de entidades públicas ou privadas e da sociedade em geral.
Em concordância a esta lei o MOLIPDEC (Modelo de Levantamento de Informações dos Órgãos Municipais de Proteção e Defesa Civil) é uma das iniciativas do Grupo de Trabalho para Redução do Risco de Desastres da UFRJ (GT-RRD-UFRJ). A equipe MOLIPDEC é composta por alunos, ex-alunos, professores de diversos cursos da UFRJ e profissionais que atuam direta ou indiretamente na proteção e defesa civil (órgãos públicos). O modelo proposto (MOLIPDEC) objetiva um melhor entendimento das condições existentes nos diversos órgãos municipais de proteção e defesa civil a partir do melhor entendimento dos pontos fortes e de possíveis pontos de fragilidade que podem ser aprimorados, de modo que sejam obtidas as informações necessárias à potencialização das ações de Redução do Risco de Desastres (RRD). Deste modo, é esperada uma melhoria tanto em relação à gestão municipal quanto em relação à integração entre União, Estado e Municípios, abrangendo ações mais eficazes para redução do risco de desastres (RRD) nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, possibilitando eficácia na resposta imediata aos desastres, bem como redução de perdas materiais e humanas.
No presente trabalho são apresentados os primeiros resultados do MOLIPDEC no município de Petrópolis, Rio de Janeiro. Os dados são relativos aos recursos humanos e materiais, aos documentos e procedimentos utilizados e aos principais desafios enfrentados pelo órgão municipal de proteção de defesa civil nas ações locais para redução do risco de desastres (RRD). É feita, também, análise preliminar acerca das características do município e de sua estrutura organizacional, com foco nos órgãos que atuam localmente na Proteção e Defesa Civil.
Data de início da ação: 01/04/2018
Data de fim da ação: 17/10/2018
Endereço do local de realização: Estrada do capenha 1431 149, Centro de Tecnologia
Nº de vagas:
Carga horária:
Evento restrito a convidados? Não
Idioma Português
A ação é gratuita? Sim
Informações para a inscrição/acesso/pré-requisitos: Informações complementares (informações para a inscrição/acesso/pré-requisitos, etc…)
Responsáveis: Alessandra Conde, André Coutinho, Adriano Barroso
Equipe/organização:
Instituições envolvidas:
Website da ação:
—————————————————————-
INFORMAÇÕES DE CONTATO
Telefone(s): 21988300895
Email andrecoutinholima@poli.ufrj.br
—————————————————————-
ÁRVORE DO CONHECIMENTO:
TIPO DE DESASTRES:
Interesse: [684]
Atuação:
IDENTIFICADORES GERAIS:
Interesse: [688]
Atuação: Gestão de riscos, Gestão do conhecimento, Políticas públicas e governança, Prevenção e mitigação, Resiliência, Risco, Susceptibilidade e perigo, Uso e ocupação do solo, Vulnerabilidade
IDENTIFICADORES ESPECÍFICOS:
Interesse: [693]
Atuação:
—————————————————————-