Em 2015 a ideia foi retomada e amadurecida, ainda numa fase conceitual. Destacam-se nesse momento as participações dos pesquisadores Leandro Torres Di Gregorio, Alessandra Conde de Freitas, Marcos Barreto de Mendonça, Viviane Japiassú Viana e Alexandre Barbosa de Oliveira, além da contribuição pontual de outros colegas.
Nos anos de 2017 e 2018 uma nova etapa teve início, por meio de um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro e administrado pelos professores Leandro Torres Di Gregorio (coordenador), Alessandra Conde de Freitas (vice-coordenadora) e Marcos Barreto de Mendonça (vice-coordenador). Com esse novo grupo de trabalho, o projeto passou por uma revisão conceitual e entrou na concepção do produto propriamente dito.
Em 2018, após sucessivas tentativas de desenvolvimento, o projeto prosseguiu com recursos pessoais dos coordenadores rumo à primeira versão da plataforma. Em 04 de dezembro de 2018, na Escola Politécnica da UFRJ, foi realizada reunião técnica onde representantes do poder público e da sociedade civil puderam propor e debater os termos utilizados na árvore do conhecimento da PCON-Desastres. A partir de 2019 o projeto conta com a colaboração em TI do engenheiro Manoel Domingues Júnior.
Agradecemos a todos os que puderam colaborar de alguma forma com essa ferramenta.
Conheça mais sobre nossa plataforma aqui, assim como seus projetos e funcionamento.
PARA CITAR O PROJETO PCON-DESASTRES:
DI GREGORIO, L. T.; FREITAS, A. C.; MENDONÇA, M. B. PCON-Desastres (Plataforma do Conhecimento em Desastres). Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. Disponível em: www.pcon-desastres.poli.ufrj.br . Acesso em: DATA