MODELO DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES DOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL (MOLIPDEC), UMA FERRAMENTA AUXILIAR NA GESTÃO DO RISCO DE DESASTRES – ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Título da Ação: MODELO DE LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES DOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL (MOLIPDEC), UMA FERRAMENTA AUXILIAR NA GESTÃO DO RISCO DE DESASTRES – ESTUDO DE CASO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Público alvo:
Breve descrição:
Na Cidade do Rio de Janeiro, por se tratar de metrópole cujo crescimento tem ocorrido de forma desordenada, muitas construções foram executadas em encostas sujeitas a movimentos de massa ou em regiões de baixada sujeitas às inundações. As mudanças climáticas recentes, em escala global, produzem efeitos adversos locais que tendem a contribuir, ainda mais, para o aumento da frequência e da intensidade das chuvas críticas. Após o desastre da região serrana do Rio de Janeiro, foi promulgada a Lei Federal 12.608/12, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC. De acordo com esta Lei é dever da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios adotar as medidas necessárias à redução dos riscos de desastres (RRD). As medidas previstas podem ser adotadas com a colaboração de entidades públicas ou privadas e da sociedade em geral.
Em concordância a esta lei o PROJETO MOLIPDEC (Modelo de Levantamento de Informações dos Órgãos Municipais de Proteção e Defesa Civil) objetiva um melhor entendimento das condições existentes nos órgãos municipais de proteção e defesa civil, de modo que sejam obtidas as informações necessárias à potencialização das ações de Redução do Risco de Desastres (RRD), em alinhamento ao preconizado pela Lei Federal 12.608/12. No município do Rio de Janeiro o projeto MOLIPDEC conta com parceria da SUBPDEC-RJ (Subsecretária de Proteção e Defesa Civil do município do Rio de Janeiro) e do Centro de Operações do Rio (COR).
O presente trabalho propõe a criação de um modelo composto por documentos obtidos a partir de levantamentos realizados nos municípios. São apresentados três deles, os quais foram organizados da seguinte forma: (1) M-MOLIPDEC é composto por cinco módulos contendo informações relativas: (a) À quantidade e organização dos funcionários, do quadro efetivo ou não, que atuam na proteção e defesa civil, (b) Aos equipamentos disponíveis, (c) Aos veículos disponíveis, (d) Aos procedimentos realizados e documentos disponíveis e (e) à situação funcional do servidor que atua na proteção e defesa civil. (2) M-DADOS GERAIS possui nove módulos contendo dados oficiais do município (Território, Meio Ambiente, População, Educação, Saúde, Economia, Habitação e Urbanismo, Transporte e Cultura). Já o (3) M-ANEXO contempla todas as informações descritivas necessárias à compreensão do MOLIPDEC. Também é apresentada a metodologia empregada na elaboração do MOLIPDEC, bem como os resultados obtidos a partir da aplicação do MOLIPDEC no município do Rio de Janeiro. Ao final do projeto pretende-se estabelecer indicadores que facilitem a Gestão do Risco de Desastres nas fases de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, possibilitando a redução de perdas materiais e humanas.
Data de início da ação: 17/10/2018
Data de fim da ação:
Endereço do local de realização: UFRJ – Rua Hélio de Almeida – Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Nº de vagas:
Carga horária:
Evento restrito a convidados? Não se aplica
Idioma Português
A ação é gratuita? Sim
Informações para a inscrição/acesso/pré-requisitos: Informações complementares (informações para a inscrição/acesso/pré-requisitos, etc…)
Projeto MOLIPDEC – Trabalho apresentado na Semana de Integração Acadêmica (SIAC) e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
Responsáveis: Alessandra Conde de Freitas
Equipe/organização: CAMILA DOS SANTOS QUINTANILHA BRAGA , FERNANDA OLIVEIRA DE SOUSA, ANDRÉ DE SOUZA AVELAR, MARCOS BARRETO DE MENDONÇA MENDONÇA , LEANDRO TORRES DI GREGORIO , GLEYCE DE SOUZA BAPTISTA
Instituições envolvidas:
Website da ação:
—————————————————————-
INFORMAÇÕES DE CONTATO
Telefone(s):
Email gleycesouza@poli.ufrj.br
—————————————————————-
ÁRVORE DO CONHECIMENTO:
TIPO DE DESASTRES:
Interesse: [684]
Atuação:
IDENTIFICADORES GERAIS:
Interesse: [688]
Atuação:
IDENTIFICADORES ESPECÍFICOS:
Interesse: [693]
Atuação:
—————————————————————-