Estrutura e ações para redução do risco de desastres (RRD) no município de Vassouras, estado do Rio de Janeiro, do ponto de vista do MOLIPDEC
Título da Ação: Estrutura e ações para redução do risco de desastres (RRD) no município de Vassouras, estado do Rio de Janeiro, do ponto de vista do MOLIPDEC
Público alvo: Atuantes na área de proteção e defesa civil
Breve descrição:
No Brasil, os desastres associados a deslizamentos de terra, enchentes e secas são muito recorrentes, ocasionando, muitas das vezes, perdas humanas e prejuízos patrimoniais. Em função deste cenário foi promulgada a Lei Federal 12.608/12, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC. Como diretrizes dessa política nacional inclui-se atuação articulada entre a União e os demais participantes da federação, gestão que promova ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Priorizando-se ações de prevenção para redução do risco de desastres, bem como o planejamento com base em resultados de pesquisas e de estudos, além de ações que garantam a participação da sociedade.
Durante o ano de 2015 foi formado o Grupo de Trabalho para Redução do Risco de Desastres da UFRJ (GT-RRD-UFRJ) e em 2017 iniciou-se o projeto MOLIPDEC (Modelo de levantamento de Informações dos Órgãos Municipais de Proteção e Defesa Civil), cuja equipe é composta por alunos, ex-alunos, professores e profissionais que atuam de forma direta ou indireta na proteção e defesa civil. O referido projeto tem como objetivo avaliar a estrutura, organização, procedimentos e documentos utilizados pelo órgão municipal de proteção e defesa civil, focando a questão da redução do risco de desastres. Em vista disso, é possível analisar os pontos fortes e dificuldades enfrentadas pelo órgão e, assim, promover melhorias tanto em relação às ações para redução do risco de desastres, quanto na integração entre União, Estado e Município como descrito pela PNPDEC.
No presente trabalho são apresentados os primeiros resultados da aplicação do MOLIPDEC no município de Vassouras, no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, que possui área total de 536,76 Km2 e densidade demográfica de 64 hab/Km². O município de Vassouras foi fundado em 1833 na categoria de vila e seu nome é oriundo de um abundante arbusto da região chamado “tupeiçaba” ou popularmente conhecido como “vassourinha”. O município é um bem material tombado pelo IPHAN devido ao seu conjunto urbanístico e paisagístico herdados desde a época dos Barões do Café. Na cidade encontra-se diversas construções históricas como suntuosos casarões, grandiosos palacetes e ruas de pedras feitas por mãos escravas. Juntamente com outros municípios, Vassouras compõem a sub bacia hidrográfica do médio Paraíba, cuja região possui como eventos críticos mais recorrentes alagamentos, corridas de massa, deslizamentos, enxurradas e tombamentos. No desenvolvimento do trabalho foi realizada uma análise preliminar da estrutura organizacional do município em questão. Serão apresentados os dados coletados relativos a recursos humanos e materiais, documentos, procedimentos realizados e conclusões acerca da evolução do projeto.
Data de início da ação: 01/08/2018
Data de fim da ação: 17/10/2018
Endereço do local de realização: UFRJ – Rua Hélio de Almeida – Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ, Brasil
Nº de vagas:
Carga horária:
Evento restrito a convidados? Não
Idioma Português
A ação é gratuita? Sim
Informações para a inscrição/acesso/pré-requisitos: Informações complementares (informações para a inscrição/acesso/pré-requisitos, etc…)
Responsáveis: Lucas Costa da Silva e Alessandra Conde de Freitas
Equipe/organização: Semana de integração acadêmica da UFRJ
Instituições envolvidas: UFRJ
Website da ação:
—————————————————————-
INFORMAÇÕES DE CONTATO
Telefone(s): 021998991689
Email lucas.costa@poli.ufrj.br
—————————————————————-
ÁRVORE DO CONHECIMENTO:
TIPO DE DESASTRES:
Interesse: [684]
Atuação: Incêndios florestais e urbanos, Inundações graduais, enxurradas (inundações bruscas) e/ou alagamentos, Movimentos de massa (deslizamentos/ corridas/ outros), Tempestades (chuvas intensas/ granizo/ raios)
IDENTIFICADORES GERAIS:
Interesse: [688]
Atuação: Gestão ambiental, Gestão de riscos, Normas/ legislação e protocolos, Políticas públicas e governança, Risco, Vulnerabilidade
IDENTIFICADORES ESPECÍFICOS:
Interesse: [693]
Atuação: Cidades resilientes
—————————————————————-