PROJETO ESPAÇO FLUIR
Título da Ação: PROJETO ESPAÇO FLUIR
Público alvo: Alunos e demais membros de comunidade escolar. Atualmente o público envolvido corresponde aos mais de 300 alunos da Escola Municipal Tagore (EMT): Educação Infantil – (4 a 5 anos) – 50 crianças em dois turnos; 1º ano – (6 a 7 anos) – 52 crianças 2º ano – (7 a 8 anos) – 52 crianças 3º ano – (8 a 9 anos) – 53 crianças 4º ano – (9 a 10 anos) – 55 crianças 5º ano – (10 a 11 anos) – 58 crianças Alunos da classe especial – (18 a 22 anos) Do 1º ao 5º ano há participação dos alunos autistas, portadores de Síndrome de Down e/ou cadeirantes. Nas atividades desenvolvidas há, também, participação dos alunos da classe especial – DI – deficiência Intelectual, SD – Síndrome de Down , SM – surdo mudo, por exemplo – (18 a 22 anos).
Breve descrição:
ESPAÇO FLUIR é um projeto de extensão universitária da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) cujo objetivo é possibilitar e estimular o diálogo, a reflexão e a construção de conhecimentos sobre o tema Redução do Risco de Desastres (RRD) associados a movimentos de massa, em comunidade escolar na zona Norte do Rio de Janeiro, por meio da mobilização e colaboração de alunos e ex-alunos da UFRJ na concepção, planejamento e elaboração de atividades e instrumentos pedagógicos, na instalação de espaços lúdicos e na aplicação de oficinas.
Objetivos Específicos:
(i) Possibilitar e estimular a aproximação entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a comunidade escolar da Escola Municipal Tagore (EMT) e Instituições públicas e/ou privadas que atuem e/ou tenham interesse na área de Educação para Redução do Risco de Desastres (ERRD) socioambientais no município.
(ii) Envolver e possibilitar a integração de atores de diversas formações nas atividades e oficinas temáticas desenvolvidas no Espaço Fluir, como, por exemplo: professores, alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação de diversos cursos da UFRJ, professores, alunos e funcionários da educação infantil, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da Classe Especial, além de especialistas da Proteção e Defesa Civil Municipal e demais parceiros.
(iii) Estimular a formação de cidadãos críticos, com conhecimentos suficientes para atuação na realidade física e social.
Data de início da ação: 01/06/2015
Data de fim da ação: 01/12/2028
Endereço do local de realização: Rua Ferreira de Sampaio – Piedade, Rio de Janeiro – RJ, Brasil Escola Municipal Tagore
Nº de vagas: 300
Carga horária:
Evento restrito a convidados? Sim
Idioma Português
A ação é gratuita? Sim
Informações para a inscrição/acesso/pré-requisitos: Informações complementares (informações para a inscrição/acesso/pré-requisitos, etc…)
O Projeto de extensão Espaço Fluir, da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebeu em 2018 do CEMADEN EDUCAÇÃO o Prêmio de Mérito na categoria Universidade ( Ver em Resultados em: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2018) relativo à Campanha Aprender para prevenir 2018.
O Projeto é realizado na Escola Municipal Tagore que situa-se no bairro da Abolição, zona Norte do Rio de Janeiro, região próxima a comunidades de baixa renda localizadas em áreas de com histórico de desastres associados a movimentos de massa, como, por exemplo, o Morro do Urubu que em 2010 teve 10 imóveis demolidos e 300 interditados, além de remoção dos moradores, em função de danos nas edificações por movimentação excessiva do solo. Além disso, a principal rua de acesso à escola sofre com alagamentos constantes.
Atividades realizadas no ESPAÇO FLUIR: As atividades são divididas em módulos. Cada módulo possui um tema principal e pode ser realizado em etapas. Em cada módulo são realizadas uma série de atividades: coleta de informações, oficinas participativas, rodas de conversa e de discussão, exposição de materiais diversos, exposição de maquetes e exposição fotográfica, realização de experimentos, práticas de observação, jogos e lanche coletivo.
Os seguintes módulos já foram executados:
(A) Atividades iniciais;
(B) Espaço Fluir – Processo de formação de solos e rochas;
(C) Avaliação do Módulo B e planejamento de atividades;
(D) Espaço Fluir – Movimentos de Massa;
(E) Avaliação do Módulo D e planejamento de atividades;
(F) Espaço Fluir – Somos todos agentes de transformação do ambiente onde vivemos;
(G) Avaliação do Módulo F e planejamento de atividades;
(H) Espaço Fluir – Conceitos importantes;
Os módulos ainda em fase de elaboração e/ou execução são:
(I) Avaliação do Módulo H e planejamento de atividades;
(J) Espaço Fluir – Proteção e Defesa Civil;
(K) Avaliação do Módulo J e elaboração de novos módulos.
Para mais detalhes sobre o Projeto espaço Fluir é só acessar as informações disponíveis no site do CEMADEN EDUCAÇÃO:
http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2018
Ao acessar o site, entrar/clicar em “ações nas escolas”
Ir para a página 2
Nesta segunda página encontrará: UFRJ Programa de Projeto de Estruturas – E. M. Tagore – Rio de Janeiro/RJ – Espaço Fluir
Clicar em “leia mais”
Responsáveis: Alessandra Conde de Freitas
Equipe/organização: Alunos extensionistas da UFRJ e colaboradores membros do Projeto MOLIPDEC
Instituições envolvidas: UFRJ e Escola Municipal Tagore
Website da ação:
—————————————————————-
INFORMAÇÕES DE CONTATO
Telefone(s):
Email alessandracfreitas@poli.ufrj.br
—————————————————————-
ÁRVORE DO CONHECIMENTO:
TIPO DE DESASTRES:
Interesse: [684]
Atuação:
IDENTIFICADORES GERAIS:
Interesse: [688]
Atuação:
IDENTIFICADORES ESPECÍFICOS:
Interesse: [693]
Atuação:
—————————————————————-